Blog > 2011

Evolução Navegg e BuscaPé

Anunciamos ontem (15/02) a venda de 70% da Navegg para o Grupo BuscaPé.

Achamos que seria relevante contar alguns detalhes da evolução da empresa e deste processo:

Identificamos o projeto através do Desafio Brasil da FGV em Dezembro de 2009 e começamos a interagir com os empreendedores no mesmo mês.

Ao assinarmos o primeiro acordo para re-estruturação de um plano estratégico e revisão do modelo de negócios no início de 2010, estava claro haver um grupo de empreendedores de alto potencial com um projeto ousado direcionado a um mercado em forte crescimento.  Usamos, como gostamos de fazer, o desenrolar deste processo como um dos elementos essenciais para análise aprofundada da oportunidade e da dinâmica com o grupo. Primordial para a tomada de decisão de investimento em Abril.

Nada como colocar a mão na massa em conjunto para testar o trabalho na prática.

Sob a ótica do Business Model Canvas, a maior mudança foi ajustar os segmentos de mercado (potenciais clientes),  re-posicionando a oferta e as fontes de receita; algumas das quais ainda estão sendo discutidas. A intenção dos empreendedores era oferecer as funcionalidades para agencias e anunciantes, com um modelo comercial baseado no incremento do CPM(custo por mil impressões). Hoje a Navegg atua junto a estes públicos, como parceiros. Seus principais clientes são veículos, redes de sites e sites de eCommerce.

O passo seguinte foi desenhar o primeiro modelo de precificação e “get out of the building”, no melhor estilo de Customer Development. Impossível deixar de reconhecer o enorme importância dos primeiros clientes, com quem foi criada uma relação especial e certamente duradoura.

A empresa começou a operar oficialmente em Julho de 2010. Em dois meses tinha clientes pagantes e em seis meses, faturamento suficiente para praticamente atingir break-even operacional.

O processo com o BuscaPé levou alguns meses. Das alternativas estratégicas listadas, era o “partner of choice”, ou seja, o parceiro que queríamos trazer para o negócio. Havia outras possibilidades com grande potencial. Trabalhamos em conjunto com o time do Grupo, liderado pelo Ayrton Aguiar e Pedro Guasti, passando por todas as etapas tradicionais de uma operação deste tipo (além de algumas específicas do Grupo).

Ficou ainda mais claro o potencial de uma eventual transação para acelerar um processo de expansão internacional dos produtos, muito antes do que havia sido planejado inicialmente.

Concluímos a transação nesta segunda-feira, muito satisfeitos com as perspectivas de uma empresa agora definitivamente maior e mais forte.

Em sua etapa pós-aquisição, a Navegg segue com sua operação independente e encontrará, dentro do eco-sistema do Grupo, todos os recursos necessários para acelerar exponencialmente seu crescimento além de consolidar seu modelo de negócios no Brasil e no exterior. Já há sites em dezenas de países que utilizam os dados de segmentação gerados pelo Navegg Engine.

Continuaremos acompanhando a empresa, não só como acionistas e membros do Conselho, em conjunto com o Grupo BuscaPé mas, trabalhando ombro-a-ombro com os empreendedores como já vinhamos fazendo desde o início de 2010. A experiência acumulada pelo empreendedores até agora e os recursos e cultura do Grupo BuscaPé certamente contribuirão muito. O processo de Customer Development ainda está em andamento.

  • Pingback: Tweets that mention Evolução Navegg e BuscaPé -- Topsy.com

  • http://www.portaleducacao.com.br Ricardo Nantes

    Show pessoal. Parabéns á Navegg e Astella. Desejo muito sucesso…

  • http://twitter.com/RobertoFermino ROBERTO FERMINO

    Muito legal!

    Parabéns aos ótimos empreendedores da Navegg e também a Astella por ter acreditado na equipe e no produto.
    Precisamos que muitos outros “cases” bem trabalhados como este apareçam e sirvam de exemplo para mais e mais empreendedores iniciarem suas startups promovendo um ecossistema de empreendedorismo perene e não mais uma modinha ou “2a bolha” como muitos tem sugerido.
    Sucesso!

  • http://ivogue.com.br Arnobio

    Ótimo encontrar times e parceiros que se envolvem com profissionais com ética e dedicação no que fazem. O sucesso é trabalho em equipe, e toda equipe ser líder como se fosse um só. Parabéns! Estou gostando do blog.