06

Temas

SCROLL DOWN

Você tem um projeto ligado a internet ou software com o potencial de resolver o problema de milhões de pessoas ou empresas? Tem um time talentoso e bem entrosado? Adoraríamos conhecer sua ideia ou negócio e discutir oportunidades de compartilhar essa jornada!

Do mainframe ao computador pessoal, do notebook ao smartphone. Cada um desses ciclos tecnológicos criou oportunidades ímpares nos últimos 40 anos.

A infra-estrutura e as plataformas criadas por essas tecnologias têm barateado consideravelmente o desenvolvimento de novos produtos e criado novos canais de distribuição que permitem a empreendedores ousados e apaixonados endereçar problemas até então impossíveis de ser solucionados.

Essas mesmas tecnologias criam novas possibilidades e mudam a maneira como as pessoas vivem, trabalham, se divertem e consomem. Grandes oportunidades surgem quando soluções para problemas e dores que impactam o hábito de pessoas, empresas e governos são criadas.

Buscamos, constantemente, entender como esses deslocamentos de comportamento afetam os diversos segmentos da economia e, consequentemente, criam oportunidades. É como uma surfista profissional que procura pela melhor combinação de ventos, saliência e topografia para buscar a onda perfeita.

Aqui listamos algumas “praias” que acreditamos ser propícias para pegar a onda dos sonhos:

06-1

Empresas e governo

A Internet também tem causado mudanças drásticas em empresas e instituições governamentais de todos os tamanhos: começando por expandir o seu alcance além de que qualquer fronteira, permitindo a mensuração dos esforços de marketing, expandindo as formas e a qualidade de interação com clientes, reduzindo custos e aumentando a produtividade de seus colaboradores ou serviços.

Isso quer dizer que empresas e governos investem, cada vez mais, em soluções que viabilizem todos esses potenciais. E é dessa busca que surgem as oportunidades que nos atraem, como:

  • Cloud (Iaas, PaaS, SaaS)
  • SmartApps
  • Internet of Things

06-2

Consumo

É indiscutível o valor que a Internet tem para todos nós como consumidores. É também impressionante a velocidade com que temos mudado a maneira como nos comunicamos, nos entretemos, buscamos informações, compramos e trabalhamos e, consequentemente, como nos relacionamos com os dispositivos que nos conectam a essas utilidades.

Isso quer dizer que passamos cada vez mais tempo no mundo digital e gastamos mais e mais da nossa renda em produtos e serviços nesse ambiente. E são desses grandes deslocamentos que surgem desafios que nos atraem, como:

  • Conteúdo
  • E-commerce
  • Social Media
  • Internet of Things

06-3

Marketplaces

Uma das maiores rupturas causadas pela Internet é a formação de marketplaces, ou redes de negócios. Essas redes são ambientes onde pessoas ou empresas trocam produtos e/ou serviços umas com as outras.

Os custos e o trabalho de criar um marketplace eficaz − com equilíbrio entre oferta e demanda − são tão grandes que a tendência é que existam poucos competidores.
Quanto mais gente usa aquela ferramenta, mais difícil fica para qualquer outro concorrente desbancá-la. Uma vez atingida certa escala, a missão se torna praticamente impossível. Portanto, as empresas que dão certo nesse modelo tendem a se tornar, muitas vezes, verdadeiros monopólios – o sonho de qualquer empreendedor e investidor!. É desse sonho que surgem rupturas que nos atraem, como:

  • Marketplace de Serviços
  • Marketplaces de Produtos