07

Recursos

SCROLL DOWN

Cada jornada é única. Segmentos distintos de mercado requerem estratégias diferenciadas. Cada tipo de cliente requer um tipo canal de vendas. Problemas diferentes requerem soluções próprias. Cada equipe tem uma personalidade.

Mas existem “atalhos” que podem acelerar a sua jornada. Utilizando padrões testados e comprovados, talentos, relacionamentos e recursos financeiros podem ser mais bem aproveitados.

Por isso, estamos sempre aprendendo e buscando melhores práticas, estratégias, táticas e hacks. Essa lista de recursos e ferramentas faz parte do nosso dia a dia e forma a base do nosso conhecimento. Use-a para desenvolver e aprimorar as capacidades e habilidades suas e da sua equipe, e inspire-se no que existe de melhor no mundo do empreendedorismo.

 

A Jornada

Os pilares da nossa filosofia são compostos da descrição da jornada dos heróis no decorrer da história da humanidade descrita em The Hero with a Thousand Faces, do ciclo de vida das empresas expostas em The Founder’s Dilemmas e em Startup Genome), e pela história do que é risco exposto em Against the Gods: The Remarkable Story of Risk.

A primeira etapa da jornada, composta da descoberta e validação, é mais bem representada pela conquista do Product/Market Fit. A preparação para essa conquista passa por (i)The Four Steps to the Epiphany, (ii)The Lean Startup, (iii)Business Model Generation e (iv)Crossing the Chasm.

A partir dessa conquista, a jornada torna-se mais íngreme e complexa, são as fases da eficiência e escala A preparação para entender e vencer os desafios nessa etapa são Growing Pains e The Execution Premium.

Como Trabalhamos

Marketing & Vendas

O sucesso de uma jornada depende da perfeição em inúmeras atividades. Mas nenhuma mais importante que Marketing & Vendas. Entender profundamente as dores, saber onde encontrar potenciais clientes e convertê-los em fiéis é equivalente ao avanço físico (metro a metro, quilômetro por quilômetro) em uma aventura.

A jornada de empresas que vendem para empresas (B2B) é complexa. Buscar potenciais clientes com o orçamento necessário para comprar, identificar e interagir com as diversas pessoas que tomam decisão, descobrir as reais necessidades e a hora certa de abordá-las requer muita disciplina. Compilamos diversos recursos para guiar os heróis nesse tipo de jornada e nos inspiramos constantemente em empreendedores e investidores como David Skok, Jason Lemkin e Joel York.

A caminhada de empresas que buscam consumidores (B2C) é ardilosa. Desvendar o Mapa de Experiência para entender as motivações e gatilhos do consumo e explorar o melhor canal e maneira de interagir com potenciais consumidores é ao mesmo tempo ciência e arte. Buscamos inspirações em growth hackers como Sean Ellis (Lean Marketing for Startups) e Brian Balfour

A travessia de empresas que buscam conectar vários mercados (Marketplace) é duplamente desafiadora. Conhecido como mercado de dois lados (as vezes três, até quatro), esse tipo de aventura trás o desafio adicional de obrigatoriamente atrair dois ou mais tipos de audiência distintas. Nosso guia de referência para esse tipo de aventura é Sangeet Paul Choudary.

Desenvolvimento de Produto

Capturar os desejos, as necessidades e as vontades de potenciais clientes e sintetizá-los de maneira que sejam realmente endereçados (Product design: Inspired: How To Create Products Customers Love), transformá-los em código que possa servir milhões (Product development and operations: The Art of Scalability: Scalable Web Architecture, Processes, and Organizations…), e gerenciar as inúmeras distrações na constante evolução do produto. (Product management: O Papel do Gerente de Produto) equivalem aos equipamentos que viabilizam a jornada.

Company Building

A partir de determinado momento da jornada, aquele pequeno grupo de expedicionários se transforma em um grupo de dezenas, centenas de colaboradores que precisam da infra-estrutura necessária para viabilizar com eficiência as próximas conquistas. Os elementos estruturais que tornam uma jornada em uma expedição, são i) estratégia, ii) cultura, iii) estrutura organizacional, iv) desenvolvimento de talentos, v) controle organizacional, vi) liderança.

A estratégia é a tradução do sonho (objetivo da jornada) em uma visão clara para todos os que vão participar dela, provendo um senso de direção e objetivos específicos. (i) Michael Porter em Competitive Advantage, (ii) Jim Collins em Good to Great e (iii) Clayton Christensen em The Innovator’s Solution são nosso ponto de partida.

A cultura de uma empresa pode tomar diferentes formas. Ela consiste das normas e valores que nos guiam no dia-a-dia e cria a expectativa sobre o que é esperado das pessoas e como elas esperam ser recompensadas por nos acompanhar na jornada. Algumas leituras que podem inspirar na formação da cultura da sua empresa: Delivering Happiness por Tony Hsieh e Execution: The Discipline of Getting Things Done por Larry Bossidy.

A estrutura organizacional consiste em um conjunto de funções ou papéis coordenados em um padrão afim de atingir um objetivo. Diferentes jornadas requerem diferentes estruturas de organização, o que pode ter um impacto significativo na velocidade com que se conquistam estes objetivos. Um dos recursos que utilizamos é o Organization Design: A Guide to Building Effective Organizations por Patricia Cichocki.

O desenvolvimento de talentos é uma busca constante por atrair talentos e desenvolver suas capacitações, habilidades e atitudes. Uma das nossas grandes inspirações vem do mundo do esporte, em especial do maior técnico de basquete americano de todos os tempos: Wooden: A Lifetime of Observations and Reflections On and Off the Court por John Wooden.

O controle organizacional, tanto operacional quanto financeiro, garante, com algum grau de precisão, que os objetivos serão alcançados, influenciando o nosso comportamento e o das pessoas que nos acompanham. Os Key Performance Indicators (KPIs) nos ajudam a controlar o pulso da expedição. O Lean Analytics: Use Data to Build a Better Startup Faster e Google OKRs são excelentes referências. Já os demonstrativos contábeis e o planejamento financeiro equivalem aos medidores de gasolina. Uma excelente maneira de manter o nível adequado é rever os princípios contábeis e financeiros neste curso na Udemy.

O estilo de liderança de cada herói reflete em como ele entende a natureza de cada desafio ao longo do caminho e cria maneiras de supera-lo e motivar as pessoas dentro e fora da organização a fazerem o que é certo. Ser o CEO de uma jornada como essa requer uma grande dose de auto-conhecimento e um arsenal de ferramentas de motivação. Um bom ponto de partida: Emotional Intelligence: 10th Anniversary Edition; Why It Can Matter More Than IQ.

Financiamento & M&A

Financiar sua expedição será uma atividade contínua ao longo de toda a jornada. Existem várias opções propícias para cada situação e estágio. Para conhecer algumas delas, a Endeavor preparou um ebook: Financie seu sonho – Guia de acesso a capital, que deve sempre estar ao alcance. Para poder aproveitá-las, você tem que estar pronto para vender seu peixe. Um excelente guia para seu pitch pode ser encontrado no Entrepreneur Pitch Workbook e para estar preparado para negociar com investidores é preciso entender os detalhes jurídicos: Term Sheets & Valuations.

Por fim, além de tudo isto é preciso estar preparado para as oportunidades. Muitas jornadas culminam em um processo de fusão, aquisição, ou até mesmo um IPO. Para acompanhar os acontecimentos, seguimos http://www.cbinsights.com/blog/, http://fusoesaquisicoes.blogspot.com.br e http://www.retailroadshow.com.

Inspiração

Para nos manter no caminho e persistir ao longo da caminhada, nos inspiramos na fascinante mecânica do comportamento humano (Hooked: How to Build Habit-Forming Products por Nir Eyal), no poder da fome de fazer acontecer (The Hungry Spirit por Charles Handy), nos exemplos de quanto sangue, suor e lágrimas são necessários para o sucesso (Outliers: The Story of Success por Malcolm Gladwell), na importância de encontrar a paz de espírito ao longo do aprendizado (Finding Flow: The Psychology of Engagement with Everyday Life por Mihaly Csikszentmihalyi), e na inevitabilidade que errar, falhar e desistir fazem parte da caminhada (The Dip por Seth Godin).

Outros Recursos

Uma das características mais marcantes do momento atual do empreendedorismo é o volume de dados, casos e ferramentas disponíveis em blogs de investidores e empreendedores. Alguns dos melhores curadores destas fontes encontramos em :

Tese de Investimento

A nossa jornada é inspirada no papel da tecnologia na história da humanidade como destilada em Technological Revolutions and Financial Capital, na visão do que ela irá ainda proporcionar à nossa sociedade como descrito em Revolutionary Wealth e qual a gênesis destas idéias que alteram o destino do nosso mundo, como em Where Good Ideas Come From.

Já o nosso papel nessa jornada, o de investidor, requer uma disciplina na tomada de decisão que busca ser constantemente melhorada através dos ensinamentos de Think Twice: Harnessing the Power of Counterintuition, do The Essays of Warren Buffett, e de The Dark Side of Valuation: Valuing Old Tech, New Tech, and New Economy Companies, dentre outros.